domingo, 20 de maio de 2012

1º Marcha das Protetoras de Animais de Curitiba


A coisa tá feia aqui em Curitiba, para os animais abandonados e para quem os defende e protege, não temos uma política de controle populacional, não temos atendimento a animais acidentados, não temos nada!!!
As poucas castrações gratuitas que existem devido a um convênio entre a prefeitura e uma ONG chegam somente a “algumas pessoas”, a maioria das protetoras não tem acesso e a população nem sabe que existem. E pasmem ainda temos que competir pelas vagas com o CCZ (que castra nesta ONG!!!). E eu soube que a prefeitura não esta repassando os anestésicos e fios etc...Do outro convênio onde foram repassados 900 kits castração (muito suspeitos pois uma veterinária falou que eles eram ultrapassados tem coisa ali que ninguém mais usa!!! - Pergunto da onde saíram?? Quem queria se livrar deles??)para outra Ong não temos muitas notícias sobre quantos cães foram castrados, aonde e se tem dono ou são da rua ...
O ônibus da UFPR– Castramóvel – a gente já sabe que não é para controle populacional, é para aprendizado dos alunos do curso de Medicina Veterinária, e para a prefeitura tapar o sol com a peneira...(tipo propaganda enganosa).
Atendimento a animais atropelados ou doentes: nenhum. Tem até gente que pede socorro para a Rede de Proteção Animal, para o CCZ, para as universidades E com exceção do querido prof. Antonio Carlos da Tuiuti que ajuda no atendimento dos cavalos, o atendimento é feito por protetoras e alguns raros e preciosos veterinários (ui!!! Será reflexo do fim da ditadura no CRMV???)
Microchip: só em eventos “Amigo bicho” e agora com aquela lei HORROROSA que dispensa quem VENDE animais de castrar MAS OBRIGA quem disponibiliza para adoção (não é correto falar doação,pois não são objeto!!) a castrar e microchipar!!! a coisa ficou mais difícil para quem resgata e tenta adoção.  Ah! tá neguinho, a gente já pena para juntar dinheiro para a castração, vai ter 80 pila para microchipar??

E meu São Francisco!!! o que teve de cadela parindo por estes dias!!! 8, 10  bebes cada uma !!! e agora ainda inventaram esta estória de “hotelzinho”... Tem alguns que são muito recomendáveis, bons lugares e boas pessoas! MAS tem uns que Jesus amado! o bicho tava melhor na rua – gente que só pensa em lucrar com a desgraça alheia! (mas isto é assunto para outro post).
E ainda tem os acumuladores!!!! Que a Rede finge que não viu (onde? Quem? O que?? Não vi... ) Aliás lamentável, quando a prefeitura se obriga retirar os animais de uma situação empurra-os para as duas ONGs – Abrigo que já estão superlotadas (e passando necessidade).
Diante deste quadro desesperador resolvi chamar quem tem feito o trabalho de controle populacional, educação em guarda responsável e atendimento a animais em risco para mostrarem sua cara!!!
Convoquei as protetoras (todos sabemos que são 99% mulheres, mas não quer dizer que estou desprezando os homens!!! Também estão convocados!) para uma manifestação!!!
E este convite foi feito dia 05 de maio, iríamos fazer a manifestação dia 19 de maio, mas me avisaram que tinha outro evento no mesmo local e horário, então mudei a data para  26 de maio de 2012!
Eis que dia 08 de maio fui convidada para ir a uma reunião no gabinete de um vereador: Ele iria fazer um evento político envolvendo o tema proteção animal, no mesmo dia e horário, e queria que eu mudasse a data da manifestação. Eu disse que consultaria minhas colegas de luta, pois meu compromisso era com elas!!!
Recusei o “Diploma de defensor dos animais” que queriam me empurrar, (tem muita gente aí que merece mais do que eu, e eu acho que diploma não serve prá nada – eu que o diga!!!). Recusei o oferecimento de ajuda para fazer a manifestação em outro dia (!), mas deixei claro que se nós mantivéssemos a data não seria por afronta, mas por coincidência.
Conversei com várias protetoras que não quiseram mudar data e decidimos manter o dia 26.
O evento deste vereador (que concorrerá à reeleição) terá discurso político deste, do prefeito (que também tentará reeleição) e mais discursos do pessoal da Rede apresentando “tudo” o que eles tem feito, etc. 
Também vão distribuir aqueles diplomas para algumas ONGs...
E tem o discurso da Regina Becker, primeira dama de Porto Alegre que é uma pessoa que respeito, admiro, que esta fazendo um trabalho EFETIVO! REAL lá em Porto Alegre á frente do SEDA- Secretaria Especial dos Direitos Animais. Regina eu gostaria muuuito de te conhecer e conversar com você, mas fica para próxima!
Então gente é isto: quem quiser vai no evento político e quem quiser aparece na nossa Marcha!
Quem puder vai de vermelho! Camiseta, cachecol, qualquer coisa, é para mostrar nossa união e nossa unidade! O vermelho é a cor da luta! Destas guerreiras que fazem de tudo para ajudar e defender os animais!
Por favor, levem cartazes!!! Vamos ficar um tempo na Boca Maldita, daí as pessoas que passam podem ler! Quem perdeu seu animalzinho pode levar cartazes com a foto!
Vamos pedir castração, divulgar adoção, divulgar nosso trabalho, o que vocês quiserem! Neste evento vocês é que mandam!!!
Não levem animais, se fossem só uns 5 tudo bem, mas já pensou se todo mundo inventa de levar?? Vai virar bagunça!!
Alguns apitos tudo bem,mas não exagerem!
 E TODAS muito lindas, elegantes, poderosas! Vamos mostrar para estas pessoas que nos chamam de protetoras malucas que maluca é a ... 
Brincadeira, acima de tudo tenho dito que esta manifestação tem que ser ELEGANTE, como é a nossa alma!!! ESPERO VOCES LÁ!!
E olha que se conseguirmos será a primeira manifestação do tipo no Brasil!!!

2 comentários:

  1. Pra variar, falou tuuuuuuuuuuudo!!! rs
    Ou quase... Esqueceu de dizer que a prefeitura repassa telefone de ongs e clínicas particulares para quem liga no 156 atrás de atendimento veterinário, castração ou qualquer coisa do gênero, insinuando ou dando a entender que tem "convênio" com essas entidades... Affff! Épácabá!!!

    ResponderExcluir
  2. Então Épacaba!!! alguma coisa tenho que esquecer né kkkkk!

    ResponderExcluir