domingo, 6 de maio de 2012

A jaula um dia se abre...


A notícia não é nova, mas resolvi publicar porque muita gente ainda não sabe, e como é uma boa noticia, vale apena relembrar.
Foi a pouco mais de 3 anos atrás, eu fui comprar ração para o Frodo (porquinho da índia que resgatei de um laboratório),  quando entrei naquele aviário, no mesmo instante, fiquei em estado de choque: dentro daquele recinto de 30 m², inúmeras gaiolas cheias de patos, galinhas, gansos, passarinhos, hamsters, coelhos, ratinhos minúsculos e o que me deixou chocada é que as gaiolas tinham mais animais do que poderiam comportar, não havia espaço para andar ou sequer abrir as asas, e continham mais de um animal por gaiola, alem das vasilhas com água suja de fezes. Saí de lá horrorizada, e andei mais de 15 quadras assim chorando de raiva do ser humano!
Dias depois voltei lá para investigar, perguntei em outra loja de ração do Mercado Municipal se os animais ficavam naquele estado por muito tempo ou se alguém os retirava de lá, e descobri que as duas lojas: o Aviário Três Sinos e a outra que não me recordo o nome pertenciam a um casal, o Aviário no nome dele e a loja de ração no nome dela, e a atendente me revelou também penalizada que nos fins de semana e feriados o aviário permanecia fechado (não tinha janela) e ninguém aparecia por lá para dar comida aos animais, que ficavam no escuro a mercê da própria sorte.
Fiz uma denuncia na delegacia do Meio Ambiente (que deve ter somado a outras e se perdido, pois não teve seu êxito) e dias depois fui a uma reunião do Fórum de Defesa dos Animais – foi neste dia e por causa do aviário que entrei na proteção (e defesa) animal.
Mas as coisas neste país são lentas (alguém já viu o programa –Animais em risco – do Animal Planet??? Sobre as ações das ASPCA?? – eu pergunto, estamos no mesmo planeta? Porque lá funciona e aqui não?) e somente em abril de 2011 este crime de maus tratos começou a ser seriamente investigado. Nesta ocasião estive lá e tirei muitas fotos e constatei que já não havia roedores para venda, somente aves. Foi quando Curitiba ganhou um promotor do Meio Ambiente e este de posse de um laudo veterinário pediu providencias para a Secretaria do Meio Ambiente, e me disserem que o CRMV também se envolveu, e em junho deste mesmo ano o aviário foi vistoriado e posteriormente multado em 8 mil reais.
Mas continuamos a vigiar de perto esta prisão e o que mais me deixava triste alem de ver os animais presos, era ver mães que faziam questão de mostrar a seus filhos o pato, a galinha, o periquito, ensinando que aquela cena horrível de animais presos em gaiolas pequenas era “bonitinha”, era legal, era certo! Que é certo comprar animais, e que não importava que morressem porque podemos comprar outros!
E, como disse a justiça neste país anda no lombo de uma tartaruga, e em dezembro de 2011 o Aviário Três Sinos fechou!!! Isto porque o Mercado Municipal entrou em reforma, e resolveu que, com exceção dos peixinhos de aquário, não queria mais o comercio de animais vivos. Eu perguntei então para o gerente do Mercado, se o aviário ia abrir em outro endereço e ele me respondeu que não, que o dono daquele lugar horroroso resolveu mudar de ramo, iria abrir uma floricultura, aleluia...
Gostaria muito de saber quem foi o autor da frase: “A jaula um dia se abre...”
Espero mesmo que um dia as jaulas deixem de existir...
E o mais importante: este caso abre um precedente pra todos os aviários de Curitiba, portanto se você viu em algum aviário animais em gaiolas pequenas, sujas, falta de alimento, ou seja, qualquer tipo de agressão, DENUNCIE no fone 156 ou site www.central156.org.br.
VAMOS ACABAR COM O COMÉRCIO DE ANIMAIS!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário