sexta-feira, 16 de março de 2012

A paixão e a proteção animal.

Desde que entrei na proteção animal tenho visto cenas, comentários, discussões, desentendimentos entre os ativistas, sejam protetoras independentes, membros de Ongs ou simpatizantes. Lembro-me do comentário de um deputado – Eu não sabia que era assim, essa desarmonia, eu achei que sendo um grupo que luta pelos direitos dos animais, vocês fossem mais unidas!
Ao que eu respondi: - Em toda associação de pessoas existe dissenso, é próprio do ser humano, assim como no seu grupo, no meu também tem, a diferença é que o que move seu grupo é a ânsia pelo poder, e o que move meu grupo é a paixão.
A paixão (do verbo latino, patior, significa sofrer ou suportar uma situação difícil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro ou uma situação exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio. Por isto os exageros – O cachorro esta morrendo!!! Ajude!!! E o cachorro só quebrou o braço...
         A paixão correspondida causa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza, pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão.  Por isto ficamos MUITO tristes, ou MUITO felizes com o que acontece com os animais. Segundo recentes estudos de Donatella Marazziti (2007, Livro Natureza do Amor), a paixão se caracteriza, do ponto de vista biológico, por uma liberação contínua de alguns neurotransmissores como Dopamina e Noradrenalina, e índices mais baixos de Serotonina, uma tempestade bioquímica que explica por que a pessoa tende a perder a razão, enquanto em estado de apaixonamento. Por isso os ódios, as vontades de bater, etc!!!
Por outro lado a Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece. 
O que eu queria dizer pessoas:
Somos poucos!!! Imaginem: em Curitiba somos 1 milhão e 800 mil habitantes, quantas pessoas fazem algo pelos cães, gatos, cavalos, etc. Quantos ? não, não chega a mil, naquela passeata do dia 22 de janeiro por causa da comoção provocada pela morte da cadelinha York apareceram 1000. Claro, ir na passeata é a parte mais fácil da coisa!!!  (era domingo, sol, ali no centro...).
Acho que somos no máximo 200, e estou falando dos ativos, mesmo, sentir dó e não fazer nada não conta. Estou convidando pessoas para fazer um mutirão em um abrigo e quantos aparecem?? 6, 10 no máximo.
Qualquer tipo de ajuda é válida, cada um ajuda como pode!!! Então não critiquem as protetoras de internet, de Facebook. Porque muita adoção, muita doação (de dinheiro para pagar castração e despesas médicas) tem vindo daí. Esta mobilização na internet tem seu valor!!
Lembrem sempre que o foco é o animal!! Então façam um esforço e relevem as ofensas. Em nome do meu amor por estes peludos, eu procuro tratar bem todas as pessoas  que trabalham nesta nossa seara, até aquelas que sei que não gostam de mim, porque cada uma a seu modo esta fazendo algo pelos animais.
Eu fico muito irritada com comentários debochados de pessoas que trabalham na prefeitura, no CCZ, sobre esta “desunião” e não posso nem retrucar. Tenho que agüentar calada, porque é verdade. E todos sabemos o que a prefeitura de Curitiba tem feito pelos animais: NADA! E que estamos vivendo um caos, tentando apagar um incêndio de grandes proporções, não há tempo a perder com discussões infrutíferas.
Então faço um apelo: Ninguém pode obrigar você a gostar da fulana ou do beltrano, mas lembre: ele ou ela gosta dos animais, e esta fazendo tudo o que pode por eles. Ninguém consegue agradar a todos sempre, então releve, perdoe, esqueça. Finja que não viu, não ouviu, não retruque, e isto não quer dizer que você tem sangue de barata, quer dizer que você é equilibrada, ponderada e pode agir com elegância, com gentileza. Vamos trocar a paixão pela compaixão!!!!
NAMASTÊ (ou: o ser que ama os animais em mim respeita o ser que ama os animais em você).

Nenhum comentário:

Postar um comentário