domingo, 27 de novembro de 2011

Morte de cães no CCZ de Curitiba...



Ontem eu fui para uma reunião com representantes do ministério publico, prefeitura, e Centro de Controle de Zoonoses-CCZ aqui de Curitiba para tratar de assuntos relativos à defesa e proteção animal.
E saí de casa com uma musica na cabeça, sabe aquelas musicas que você ouve e “grudam” na sua cabeça? Geralmente umas sertanejas ou axés chatinhos (desculpe-me quem gosta destes gêneros) que quando você percebe, apesar de não gostar está lá, cantando em pensamento. Mas por felicidade, a musica que me acompanhou ontem é lindíssima, pelo menos eu acho.
Entre assuntos que discutimos na reunião, estava o caso dos cães de médio/grande porte, de raças consideradas potencialmente perigosas (Pastor Alemão, Dobermam, Rottwailer e Pitt Bull) que são recolhidos nas ruas da cidade pela Guarda Municipal e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses –CCZ de Curitiba.
Pois muito bem caros leitores, o que acontece com estes cães? Segundo o diretor do CCZ, eles ficam em observação por 10 dias e se forem considerados agressivos e sem possibilidade de recuperação (da agressividade?) laudo este atestado por 3 dos 7 veterinários que lá trabalham, estes cães serão...mortos.
Quando perguntei se seriam sacrificados, fui corrigida pelo diretor do CCZ, que me disse que “sacrifício” é morte com dor, e eles fazem “eutanásia”. Acontece que o significado de eutanásia é morte para abreviar sofrimento. Quando se mata um animal saudável, mesmo que com processo indolor, é o quê???
E quanto a classificação de animal agressivo,  vamos refletir, o pobre animal esta na rua  (provavelmente porque foi abandonado por um ser humano que o comprou, e não quis mais), assustado, com fome, é recolhido com toda a falta de gentileza possível pelos guardas municipais e atirado em uma cela no CCZ, tá, sei, irremediavelmente agressivo...
Daí, perguntei quantos tinham sido “eutanasiados” até hoje, ele não quis me dizer o total, mas me disse o total de janeiro de 2011 até hoje, fim de maio de 2011... 90 cães.
Vocês podem até até dizer - Ah! você não sabia  (e hoje sei que muita gente não sabe) eu até desconfiava, mas quando somos informados assim oficialmente...a música que estava grudada na minha cabeça começou a tocar novamente, fui tomada de uma profunda tristeza e tive que me esforçar para não chorar na frente de todos... 90...


Um comentário:

  1. absurdo isso.deviam então fazer eutanásia com certos seres humanos q também são pra la de agressivos.nao seria ótimo?quanto dinheiro ia ser economizado com a construção de presídios?

    ResponderExcluir