terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vacinação anti-rábica 2011 -Preste atenção!





A vacinação anti-rábica de cães e gatos em 2011 começou no mês de julho com 10 milhões de doses de vacinas importadas do México (ou da França? cada dia dizem uma coisa diferente!)  e nos estados que tiveram casos recentes de raiva humana: Ceará e do Maranhão. Pernambuco, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul também receberão as primeiras doses.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina não fazem campanha porque não têm circulação do vírus da raiva, segundo o Ministério da Saúde.
Os demais estados brasileiros vão receber vacinas produzidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), após testes requisitados pelo ministério. As análises foram solicitadas para evitar mortes e reações adversas nos animais como em 2010, quando foram notificados 781 casos após aplicação da vacina Rai-Pet fabricada pelo laboratório Bio-Vet, sendo que 217 animais morreram, mais gatos que cães.
Com os novos testes, o Tecpar, responsável por fornecer 32 milhões de doses, atrasou o fornecimento das vacinas, que deveriam ter sido entregues às secretarias estaduais de Saúde a partir de maio. Neste ano a meta do ministério é aplicar a vacina  em cerca de 29 milhões de animais, durante a vacinação, haverá um sistema de monitoramento, com notificação em formulário eletrônico para o Ministério da Saúde em casos de reações à vacina.

Bem, vamos a alguns fatos:

O fabricante da vacina RAI-PET, o laboratório Biovet que fabricou a maior parte dos lotes contra a raiva de cães e gatos, distribuídos no Rio e em São Paulo onde ocorreram mais casos de reações adversas confirma que fabricou as vacinas em convênio com o Instituto de Tecnologia do Paraná...
Casos de raiva humana no Brasil: de 2002 a 2006 tivemos 101 casos sendo 25 transmitidos por cães e 1 por gato. A partir de 2007 houve uma queda nos casos de raiva humana com somente um caso relatado e com transmissão por cão. Em 2008 três casos sendo o morcego o agente em dois casos e um primata (macaco) no outro caso, isto é nenhum cão. Em 2009 dois casos sendo os agentes transmissores um cão e um morcego. Finalmente em 2010 dois casos, novamente um cão e um morcego e os dois no nordeste do país (Ceará e Rio Grande do Norte).
Contrastando com este quadro de queda nos números de raiva humana e diminuição onde o agente transmissor é o cão, temos a noticia de que no ano passado (2010) até 31 de julho foram notificados, 56 casos de raiva em bovinos, 2 em cavalos e 1 em porco e em todos estes 59 casos o agente transmissor era o morcego. Não me preocupei em buscar dados mais atualizados, pois, aqui o intuito é mostrar que o morcego como agente transmissor da raiva é de longe beeem mais expressivo que o cão, e o gato.
E sabe-se o risco de contágio com o vírus por parte de cães e gatos está quase sempre ligado a ataques a morcegos, portadores comuns do agente causador da raiva em humanos.
Sinceramente não entendo estas campanhas de vacinação anti-rábica neste país... Alguém já disse que se seu cão recebeu 3 doses da vacina anti-rábica a chance dele contrair esta doença é quase nula?
Alguém já falou que esta campanha é direcionada para cães e gatos que nunca foram vacinados? e que a chance de um animal que não vive na rua, tem casa, dono e saúde contrair e transmitir a doença é praticamente nula? Ademais se estão tão preocupados gastando tanto dinheiro para vacinar cães e gatos: Quem vacina os cães e gatos sem dono??? 
Alguém já falou que O CONTROLE POPULAÇÃO CANINA E FELINA, com a castração cirúrgica é um método de controle desta zoonose?
Sugiro humildemente que se você ama seu filho peludo e vai vaciná-lo (sim porque eu não vacino os meus!) não seja um dos primeiros, espere para ver se não teremos mais um episódio de “REAÇÕES ADVERSAS E MORTES”.
E como eu não falo do que não sei, tirei minhas informações daqui:
IV Seminário do Dia Mundial da Raiva – Instituto Pasteur/SP.setembro 2010.   clique aqui e aqui   

2 comentários:

  1. Não é bem assim...
    Só não existem muitos casos de cães e gatos com Raiva porque existem as campanhas anuais de vacinação!! Eles ganham proteção caso entrem em contato com o vírus.

    ResponderExcluir
  2. Vc precisa pesquisar melhor essas informaçoes. Pq se ganha imunidade sendo infectado e raiva mata. Logo so se tem imunidade sendo vacinado e essa imunidade so dura 1 ano. Precisa ser vacinado de novo. Todos os anos. Dentro ou fora de casa.

    ResponderExcluir