segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COMUPA - Conselho Municipal de Proteção aos Animais - Curitiba, o que é e para que serve...

Espere sentado

O Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Curitiba, o Comupa, foi criado em 9 de novembro de 2005 a partir da aprovação do projeto de lei do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB).e seu objetivo era garantir a realização de campanhas permanentes de vacinação e esterilização de cães e gatos. Segundo o vereador o Comupa também iria assegurar o tratamento adequado aos cães de aluguel e cavalos de carrinheiros, e tinha pretensões de criar ainda em 2005uma unidade móvel para intensificar (!) as esterilizações na cidade.
O então secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que seriam realizadas parcerias entre o município e ongs de defesa dos animais para realização de campanhas permanentes em toda a cidade  , e o presidente da  Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente, vereador Angelo Batista (PP), proclamou “significa um grande avanço ao bem-estar da população animal da nossa cidade”.  Leia aqui
E dois anos depois tinha gente comemorando não sei o que... Leia aqui
No inicio composto por representantes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Curitiba, da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, do Ministério Público, Universidade Tuiutí do Paraná, e três ONGs da capital.
Em 2006 fora compor o conselho nada aconteceu de efetivo, (não achei registro de atividades) e este nada vai até junho de 2007 quando os conselheiros decidiram suspender as atividades por falta de condições de trabalho (o regimento ainda não tinha sido publicado por descaso da prefeitura). Em dezembro do mesmo ano o Comupa retomou a atividade, mas sem respostas positivas por parte da prefeitura ás demandas das Ongs. O prefeito Beto Richa representado por seu primo  Marcos Traad, da Secretaria do Meio Ambiente trouxe da Prefeitura apenas o compromisso de iniciar suas ações a partir de janeiro de 2008. . E este quando questionado sobre verbas para ações em 2008 (já que no orçamento nada havia sido mencionado) disse: "isto não é problema: verba tem. É só deslocar de um lugar para outro". E neste mesmo mês foi inaugurado  outro CCZ em Curitiba.
Em 2008 começaram as reuniões, pois o regimento interno estava aprovado, mas a prefeitura nada fazia para por em prática as promessas da lei, houve alguns protestos,muitas reuniões adiadas e foi o ano da lei que proíbe circos com animais em Curitiba... (outras coisas para se ocupar).
A coisa foi se arrastando  até que os componentes do Conselho acharam que a Lei não estava assim tão boa (para quem? para as pessoas ou para os animais?) então de outubro de 2009 até outubro de 2010 a principal, senão única pauta das reuniões mensais foi: Mudanças na Lei do COMUPA - A lei foi alterada 11 vezes! - e este conselho ficou assim em coma induzida até outubro de 2010.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Manifestação Crueldade Nunca Mais em Curitiba !!!

Acredite é verdade: mais de 1000 pessoas em Curitiba na manifestação organizada por ativistas independentes!!!! Muito obrigado a quem compareceu! Você fez a diferença!!!!!Os animais não humanos agradecem!!!


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os vários tipos de abandono

Minha vizinha veio me perguntar se eu não sei quem gostaria de adotar um cachorro, pois o dela, um Lhasa encontrado na rua por seus netos que a convenceram de “ficar” com ele, ela não queria mais. Acontece que seu marido sofreu um AVC e o cachorro que fica pulando em todos querendo brincar, poderia causar um acidente... O pobre  animal passa o dia sozinho no jardim da frente da casa sem ninguém que “brinque” com ele...
Outra vizinha se mudou e deixou para trás a gata, pois na nova casa não são permitidos animais... Eu deixo comida todo dia para a gatinha (que EU mandei castrar) no pátio comum dos sobrados onde moro, não pude recolhê-la por causa dos meus cães, e quase não a vejo (ela é muuuuito arisca por causa das crianças da minha ex-vizinha).
Tem outro vizinho, este tem duas cadelinhas Pinscher que ficam no pátio dos fundos (um espaçinho 4 x 4m ATULHADO de entulho, sobra 1m² para as coitadinhas pegarem um solzinho no meio dos cocos que ele não junta!). Estas pequenas, herança da mãe que morreu, nunca passeiam...
Tem também uma conhecida que tem cães que aparentemente gosta, são bem alimentados, tem abrigo confortável, não saem para passear, ficam lá fora, no pátio e...tem todos, um ar de carência...escrito na testa.
Tem também um tipo de abandono que eu não conhecia: pessoas que se mudam de suas casas, apartamentos e deixam os gatos trancados lá, para morrerem! Quem me contou foi a funcionária de uma imobiliária, de vez em quando ela é designada para verificar imóveis onde ocorrem denuncias (de vizinhos sobre miados, barulhos etc). Ela já encontrou animais presos e outros mortos.
Uma variante do “não quero mais” é soltar o animal no meio do nada e ir embora (de automóvel),essa voces todos conhecem. Ontem uma criadora destas raças frufrus de cães, me contou que fim do ano sempre tem alguém oferecendo a ela um animal (as mesmas pessoas que compram). Porque segundo ela, pagar hospedagem para um animal por 15, 20 dias sai quase o mesmo preço de um animal novo...(o ser HUMANO sempre me surpreende...).
Tem um cachorro que encontrei na frente da minha casa, um monte de ossos com sarna... recolhi, dei banho tratei da sarna, anunciei adoção, mas ninguém quis, o bicho foi ficando, aí me apaixonei e decidi, onde come 3 come 4. Um ano depois, minha irmã mostrou as fotos dos meus peludos para sua colega de trabalho e... o cachorro era dela!
Acontece que ela ganhou de alguém que já tinha ganho de alguém, e o deu para uma amiga (por que ela morava em apartamento pequeno e o cão cresceu!) e esta amiga viajou no fim do ano e deixou na casa de mais alguém...e ele fugiu (e ninguém procurou...). Prá resumir: ele foi abandonado 6 VEZES!!!!!!!!!!!! Há esta altura ele já era meu eu não ia dar nem devolver, mas olhei bem nos olhos dele e disse – você é meu, eu te amo e nunca vou te abandonar! E foi aí que entendi aquele olhar de tristeza, que não saia nem com uma dúzia de abraços (eu abraço e beijo meus cães diariamente!)
Hoje ele é muito feliz (olhem o sorriso na foto!)
O que eu queria dizer: Não compre, nem adote, nem chegue perto de um cão, gato ou qualquer animal, se você, ser humano não tiver a certeza absoluta e o coração totalmente aberto para amar profundamente e sem reservas (pois é assim que ele vai te amar)!!!
POR FAVOR !!! Não tenha um animal de estimação só por ter, só porque é bonitinho, ou porque é moda!! Estimar é um verbo, não um adjetivo!!!!!!!!!
Eu disse uma vez para o coordenador de um órgão de proteção e defesa de animais da prefeitura (que abandonou o cargo por outro mais rentável e menos ingrato) que o meu sonho era que só tivesse um animal de estimação quem merecesse.
Eu mereço os meus (todos SRD, recolhidos na rua em tristes condições, estão todos aqui no meu escritório, deitados no sofá –eu fiquei com a poltrona) e voce querido leitor, merece os seus?????

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tudo que é demais incomoda!

Achei esta no Face:

Nunca se ache demais.
Tudo que é demais sobra.
Tudo que sobra é resto.
E tudo que é resto vai para o lixo.

Eu acho que quem muito se acha, pouco se ama!
Este é um recadinho para pessoas que se acham e adoram publicar seus feitos e criticar pessoas que muito fazem, mas que fazem em silêncio.
 Então, pega leve tá? Menos. Ninguém vai te achar o máximo e sim uma chata antipática...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Crueldade Nunca Mais! Curitiba

Participe você (é você mesma, que esta lendo isto!) também!! faça a diferença! Precisamos da sua presença, só duas horinhas, do domingo, aproveite para conhecer pessoas do bem!