quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mensagem de fim de ano...

É alguma coisa está acontecendo neste mundo... enquanto alguns os chineses lutam para salvar a vida de cães que serviriam de alimento algumas pessoas matam outros cães por diversão ou “stress”... será 2012 chegando?
Não sei, só sei que acho um tédio inútil estas coisas de fim de ano: consumismo, comilança, árvore de natal (morta), um cara de roupa de inverno vermelha, presépio (gente comendo vaquinhas, porquinhos) fogos barulhentos, mais comilança e álcool muito álcool...
E esta fixação ridícula na imagem do cara, bebezinho na manjedoura, retrato do cabeludo-barbudo de olhos azuis, e daqui a alguns meses pregam ele na cruz de novo... e esquecem que o que importa mesmo foi o que ele disse.
O importante não é cultuar a imagem, mas exercitar a mensagem, e não só dia 25 de dezembro, mas todos os dias do ano. Portanto como ele disse: trate os outros como você gostaria de ser tratado (ou ame o próximo...). assim como este sábio gato do vídeo!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Porque o preço é TÃO diferente??





Top Line da Merial = Fipronil 1% , 1000 mL (1 Litro) 
= 90 reais ou  seja 0,09 centavos de real o mL







Frontline  da Merial = Fipronil 10%  2,68 mL 
= 40 reais 14,68 reais o mL
Ou seja o FrontLine que é o mesmo Top Line é 16,3 vezes mais caro!




É isto mesmo, é o MESMO produto, somente mais concentrado ,só que a Merial diz que um é para cães e outro para bovinos (claro, um boi pesa de 10 a 50 vezes o peso de um cachorro!) e eu e algumas amigas minhas, já usamos o Top Line (claro que as mesmas 5 gotas para cada 1kg de peso) contra pulgas e deu certo. Uso 1 ml para cada 6 kg do animal, porque contar gotinhas em um cão de 40 kg não dá né?!
Ah! Mas alguém vai dizer o FrontLine Plus alem do Fipronil, tem o Metopreno. Acontece que o Fipronil (como a bula do medicamento diz) mata as pulgas adultas e os carrapatos por simples contato, e Metopreno, se dirige até os ovários das pulgas, impedindo que os ovos postos se desenvolvam e venham a formar novas pulgas. E eu pergunto Como é que pulgas mortas vão por ovos? Então dá no mesmo usar só o fipronil!
Viram como a "Industria Pet" explora as pessoas????

Tenho recebido uns emails irritadinhos, devem ser de veterinarios ou de representantes dos laboratórios farmaceuticos veterinarios! eis a minha resposta para vocês:
 sim a industria pet explora as pessoas!

Outro exemplo:


Bioflac Meloxicam 7,5 mg caixa com 10 comprimidos 16,41 reais ou seja cada mg custa 0,46 reais

e os genericos estão por volta de 6 reais a caixa com 10 comprimidos, não vou nem fazer a conta que vai dar raiva!





Meloxivet - Meloxicam 1,0 mg caixa com 10 comprimidos : 34,40 reais OU 34,40 reais cada mg!




E agora? o que voces me dizem?

sábado, 10 de dezembro de 2011

Vacinas: IV - A Primovacinação

Primovacinação é a série de vacinas aplicadas nos filhotes com objetivo de imunizá-los contra as doenças provocadas por microrganismos que originaram estas vacinas. Eu já falei aqui que os cães e gatos não precisam ser revacinados anualmente, mas para isto é muito importante que a primovacinação seja bem feita.
O feto desenvolve um sistema imune funcional apartir dos 45 a 50 dias de gestação. O nível de imunidade materna no nascimento vai variar consideravelmente entre os membros da ninhada, mas em geral será alta até os 10 a 14 dias após o nascimento.
Entre 2 e 4 semanas  enquanto estão sendo amamentados o sistema imune dos neonatos amadurece e torna-se apto para assumir suas funções. No momento do desmame o sistema imune sofre com o decréscimo dos nutrientes e adaptação a nova alimentação.
A imunidade passiva natural é constituída dos anticorpos que estavam circulando no organismo da mãe e foram transferidos ao filhote através do sangue que alimenta a placenta, e do colostro (primeiro leite - 36 a 48 horas após o nascimento). Mas a imunidade passiva natural contém somente  anticorpos maternos contra doenças que a mãe foi vacinada ou que foi exposta naturalmente. Exemplo: se a mãe nunca entrou em contato com o vírus da Parvovirose, nem foi vacinada contra esta virose, seus filhotes não receberão estes anticorpos e serão suscetíveis a esta doença.
Os anticorpos maternos geralmente circulam no sangue dos filhotes por um período que vai de vários dias a várias semanas, e lentamente diminuem sua quantidade. Quanto maior o título (quantidade) de anticorpos maternos, maior será o dos filhotes, e a duração da imunidade passiva encontra-se na dependência tanto do título quanto da meia vida das imunoglobulinas específicas (anticorpos).
A presença de anticorpos maternos é a causa mais comum da falha vacinal em filhotes. O período de tempo em que a quantidade de anticorpos maternos é capaz de bloquear um vírus vacinal (lembre-se: vacinas são antígenos, serão naturalmente atacados e neutralizados pelos anticorpos maternos), e menor que a necessária para prevenir uma infecção é chamado de janela de susceptibilidade. É quando a despeito da vacina, os filhotes podem contrair as doenças.
 A extensão da janela varia para cada ninhada e entre filhotes de uma mesma ninhada, e varia ainda de acordo com o agente infeccioso e o tipo de vacina.
Veja este exemplo, de filhotes de cão vacinados contra Parvovirose: um estudo cruzado (tipo de tratamento estatístico) com filhotes vacinados em diferentes idades demonstrou que com seis semanas de idade somente 25% dos animais foram imunizados. Com 9 semanas 40% dos filhotes responderam a vacina e tornaram-se protegidos. A percentagem de filhotes que obtiveram sucesso na soroconversão aumentou para 60% as 16 semanas de idade e 95% para filhotes com 18 semanas de idade.
 Como é impossível saber qual o melhor momento de vacinar determinado filhote, na tentativa de driblar a janela de susceptibilidade, os filhotes recebem uma série de doses iniciais da vacina, 3 ou 4.
O objetivo da vacinação é a produção de células de memória (ver post Revacinação anual: o mito) mas estas células não são produzidas instantaneamente, mas 2 a 3 semanas após vacinação se a vacina for  injetada ou alguns dias após  se a vacina for intranasal.
Por isto entre as doses da primovacinação devemos guardar um intervalo de 3 a 4 semanas. A resposta a segunda dose será maior e mais rápida que a da primeira dose, grande quantidade de anticorpos será produzida esta reação do sistema imune é chamada resposta secundaria ou resposta anamnéstica. Quando isto acontece o animal é considerado imunizado.
Outra razão para as 3 ou 4 doses iniciais é a possibilidade de que nem todas os antígenos de uma vacina múltipla (8 ou 10) façam a soroconversão, pois os filhotes possuem sistema imune ainda imaturo, em desenvolvimento.
A vacina não confere imunidade imediata, leva de 5 a 15 dias para fazer efeito. Deve-se ter cuidado com os filhotes, não os expondo a outros animais que possam transmitir virus e evitar clinicas veterinárias, local onde temos muitos patógenos circulando.
Outro cuidado que temos que tomar é mantê-los (os filhotes) em locais limpos e abrigados do frio, pois a maior causa de redução da resposta imune durante a primeira semana é a  hipotermia, portanto é importante que uma temperatura corporal de 37º C seja mantida durante este período critico.
Vacinar filhotes de cão e gato com 4 a 5 semanas de idade,  somente em casos muito estritos, como quando perdem a mãe logo ao nascer, pois vacinas, em especial as que contem vírus vivos podem causar sérios problemas, lembrem-se que qualquer vacina é imunossupressora.
Aos 8 para 10 semanas o neonato esta próximo de ter um sistema imune de um adulto e apto para responder satisfatoriamente as vacinas aplicadas. Vários pesquisadores, entre eles Dr. Schultz recomendam que a primovacinação inicie entre seis e oito semanas de vida e continue até 14 ou 16 semanas.
 Dr Schultz ainda recomenda que a última dose da primovacinação deve ser aplicada as 22 semanas para cães filhotes 16 semanas para gatos filhotes, pois novas pesquisas  indicam que 20% dos cães filhotes tem ainda  aos 18 semanas de vida, anticorpos maternos suficientes para impedir vacinação  bem sucedida contra Parvovirose.
O aspecto mais importante de um programa de vacinação é ter a certeza de que a última dose de vacina seja administrada quando não houver mais a presença de anticorpos maternos na circulação. Cepas vacinais mais imunogênicas ou menos atenuadas são capazes de sobrepujar mais precocemente a imunidade residual transferida pela mãe.
Bibliografia consultada: 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Danilo Gentili e seu cachorrinho adotado!



Geeente, tô sem tempo até pra alimentar meu blog, tadinho! Mas não poderia deixar de postar aqui a superdica do querido Danilo Gentili mostrando sua nova cadelinha adotada, bebê ainda! Prestem atenção nas palavras dele!
Muito bom nestes tempos desta hipocrisia consumista chamada Natal e com estas notícias horríveis (de monstros enterrando cães vivos) colocar aqui este ser gentil abraçado a este filhote ao vivo numa TV!!!!
Obrigada Gentili!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O gosto da liberdade



Quando os pesquisadores que utilizam animais rebatem nossas críticas dizendo: Mas nós alimentamos, usamos anestesia e um deles me disse _ Meus alunos até dão nomes aos ratinhos! Esquecem que TODOS tem direito a mais que comida e abrigo, qualquer ser que nasce neste planeta tem direito a sentir calor do sol, pisar na grama, correr no parque, receber carinho e viver!
Olhem carinha destes lindos, vendo o mundo pela primeira vez...como pesquisadora sei que muitos pesquisadores se acomodam em protocolos antigos, por pura preguiça de fazer uma pesquisa verdadeira e que não maltrate outros animais. E muitas vezes este experimento serve somente para fazer um artigo que não terá relevância junto a população, ficará esquecido em alguma gaveta.
Não sou contra a pesquisa, sou contra a pesquisa, sou contra o sofrimento físico ou psicológico infringido a qualquer animal.
Este vídeo é do Projeto Beagle Freedon, e estes cães foram todos adotados.