segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mutirão de castração na Amazonia!!!

           Amigas, vejam que lindo e valoroso trabalho este feito pelo veterinário Wilson Grassi, Ah! Se tivéssemos mais veterinários assim!
             Ele foi até algumas cidadezinhas da Amazônia para castrar cães e gatos enfrentando todas as dificuldades...Veja mais sobre esta aventura solidaria Aqui

domingo, 27 de novembro de 2011

Morte de cães no CCZ de Curitiba...



Ontem eu fui para uma reunião com representantes do ministério publico, prefeitura, e Centro de Controle de Zoonoses-CCZ aqui de Curitiba para tratar de assuntos relativos à defesa e proteção animal.
E saí de casa com uma musica na cabeça, sabe aquelas musicas que você ouve e “grudam” na sua cabeça? Geralmente umas sertanejas ou axés chatinhos (desculpe-me quem gosta destes gêneros) que quando você percebe, apesar de não gostar está lá, cantando em pensamento. Mas por felicidade, a musica que me acompanhou ontem é lindíssima, pelo menos eu acho.
Entre assuntos que discutimos na reunião, estava o caso dos cães de médio/grande porte, de raças consideradas potencialmente perigosas (Pastor Alemão, Dobermam, Rottwailer e Pitt Bull) que são recolhidos nas ruas da cidade pela Guarda Municipal e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses –CCZ de Curitiba.
Pois muito bem caros leitores, o que acontece com estes cães? Segundo o diretor do CCZ, eles ficam em observação por 10 dias e se forem considerados agressivos e sem possibilidade de recuperação (da agressividade?) laudo este atestado por 3 dos 7 veterinários que lá trabalham, estes cães serão...mortos.
Quando perguntei se seriam sacrificados, fui corrigida pelo diretor do CCZ, que me disse que “sacrifício” é morte com dor, e eles fazem “eutanásia”. Acontece que o significado de eutanásia é morte para abreviar sofrimento. Quando se mata um animal saudável, mesmo que com processo indolor, é o quê???
E quanto a classificação de animal agressivo,  vamos refletir, o pobre animal esta na rua  (provavelmente porque foi abandonado por um ser humano que o comprou, e não quis mais), assustado, com fome, é recolhido com toda a falta de gentileza possível pelos guardas municipais e atirado em uma cela no CCZ, tá, sei, irremediavelmente agressivo...
Daí, perguntei quantos tinham sido “eutanasiados” até hoje, ele não quis me dizer o total, mas me disse o total de janeiro de 2011 até hoje, fim de maio de 2011... 90 cães.
Vocês podem até até dizer - Ah! você não sabia  (e hoje sei que muita gente não sabe) eu até desconfiava, mas quando somos informados assim oficialmente...a música que estava grudada na minha cabeça começou a tocar novamente, fui tomada de uma profunda tristeza e tive que me esforçar para não chorar na frente de todos... 90...


sábado, 26 de novembro de 2011

Que bebes lindinhos!! adota um!

             Depois de uma tempestade estes cerca de 100 bebes de morcegos Raposas Voadoras ficaram orfãos...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Microchipe que passa!!!!

Assim não dá, assim eu não agüento!
Recebi por email as leis que estão tramitando na Câmara de Vereadores de Curitiba. Projetos de lei que estavam parados lá jogados em alguma gaveta e que um vereador desavisado (Vê se não vota mais neste cara! Dois mandatos eu não agüento!) quis ressuscitar (porque o trabalho deles é este e se eles não tem competência para criar leis, catam alguma que já esteja pronta, ou semi pronta.)
Pois bem estes dois PLs, o de Maus Tratos e o da Comercialização de Animais, passou pelo crivo de alguns defensores dos direitos dos animais, entre eles eu. E qual não foi minha surpresa (fiquei estupefata, revoltada, com vontade de morder meia dúzia!) quando vi que NADA das modificações que reivindicamos como: a castração dos animais vendidos, a venda de animais somente após os 60 dias de idade, a proibição de venda de animais por criadores de fundo de quintal, a adequação dos locais onde estes animais são mantidos, foi colocada no PL, alem de outras sugestões.
Em tempo quero esclarecer que sou TOTALMENTE contra a venda de animais, mas, já sabíamos que a proibição da venda sequer seria cogitada, e não conseguiríamos aprovar uma lei proibindo, por conta dos criadores e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que são contra a proibição. Nosso intuito era dificultar ao máximo esta atividade, para que ela deixasse de ser lucrativa e assim muitas “pessoas” desistissem de lucrar com o sofrimento animal.
Mas os responsáveis pela redação desta lei horrenda que “Autoriza a comercialização de animais” (leia-se  - os que hoje trabalham na tal Rede de Proteção Animal de Curitiba) resumiram tudo ao microchip! Pode vender contanto que seja microchipado, se vender uma cadelinha e no futuro ela der cria a 6 cachorrinhos que serão jogados por ai engrossando a população de cães abandonados, não tem problema! Ela estava microchipada! Se vender um filhote com 40 dias e ele morrer de cinomose porque o FdP do criador não quis gastar com 3 doses de vacina, não tem problema, ele estava microchipado!
E os coelhinhos, porquinhos e morrendo nas gaiolas cheias? Não tem problema estão microchipados!!! E as aves ah! Estas estão anilhadas ! e pronto acabou é coisa mesmo! Então pode vender se estiver com os documentos do pet shop (que traduzindo quer dizer: vende animais de estimação), pode vender!!! E o se fizer alguma coisa errada o Máximo que vai acontecer, já que estamos falando em vendas, dinheiro, lucro é...umas multinhas (principalmente se fizer algo no domingo!)e atéeeeeeee você pode perder direito de vender (ah! tá acredito...)
Assim também acontece com o PL de Maus tratos, TUDO se resolve com microchips!! O animal que sofre maus tratos será microchipado e ficara tudo bem!!! Ah e o infrator será multado!! (e eu queria saber prá quem vai o dinheiro das multas...), só multado cadeia que é bom nada...
Então você que se desespera na defesa dos direitos dos animais em Curitiba sossegue!!! Alêm de não termos castração gratuita e acessível a toda a população agora temos mais duas leisinhas... juntando com a de cães de aluguel que não serviu para nada...estamos ótimos!!!!Mas TUDO, tudo será resolvido com um MICROCHIP!!!!!!!!!!! Tá com algum problema companheira? microchipe que passa!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Como consertar Havaianas arrebentadas!

(Flip flops -How to fix it). Depois de perder várias Havaianas porque uma das chinelas arrebentou, resolvi colocar minha fama de MacGyver  para funcionar. E consegui colegas! Prá vocês esta dica boa prá cachorro!
Você vai precisar:
  •       Fio de nylon fino (fio de pesca), se não tiver pode ser um arame fino, (mas depois de um tempo de uso o arame parte).
  •         Um botão, que encaixe no buraco da tira (pelo lado de baixo claro!) e escolha um botão fortinho!
  •         A sua Havainas arrebentada! E como sempre ela arrebenta na tira dos dedos né!  
Vamos lá:


1)    Fure a tira uns 4 mm acima do arrebentado, pode usar um prego fino, uma agulha grossa...com ajuda de uma alicate(cuidado pra não se machucar)

Passe o fio atravessando a tira,









2)  Encaixe a tira no buraco e passe o fio pelos buraquinhos do botão e de dois nós apertados, corte o excesso do fio





4) Encaixe o botão no buraco e...
    Pronto! Se você fez certinho vai durar pelo menos mais um verão!


    Gente eu testei  minha Havaianas consertada  na praia andado diariamente por 10 dias e... continua firme!!!! E depois de 1 ano ainda estão inteiras!!!!!!!

    quinta-feira, 10 de novembro de 2011

    Vacinas III: Cuidados ao vacinar.

    Estes dias navegando na internet me deparei com este absurdo anúncio: “Vacinas adequadas para cada raça de gato”, pelo amor dos meus filhinhos!!! vírus agora escolhe raça???? Eu juro que vi, pois fiquei meia hora de boca aberta com este “anunciozinho”, mas agora não consigo achá-lo...vai ver retiraram depois de perceber o erro.
    Por conta disto resolvi postar estes cuidados ao vacinar, pois, vacinar não é comer balinha, a vacina deprime o sistema imune, lembrem-se é uma guerra, não uma festa!
    Vacinar um animal é somente aplicar a vacina, imunizar é fazer com que ele desenvolva defesas contra determinadas doenças. Se o animal não estiver "preparado" para receber essa vacina, ele será vacinado, mas não imunizado, não fará a soroconversão isto é: quando o antígeno (vírus, bactéria ou as proteínas destes) não produz anticorpos e células de memória.
    E isso pode ocorrer em inúmeras situações, das mais sérias (animal doente) às mais bobas, então devemos tomar alguns cuidados.
          Se o animal estiver tomando algum anti-alérgico à base de cortisona (ou mesmo passando - existem inúmeras pomadas e remédios de ouvido que tem cortisona), ou se estiver passando por um stress muito grande e/ou duradouro (o próprio organismo produz a cortisona), não teremos uma boa resposta à essa vacina, pois o corticóide é imuno-supressor (diminui as defesas).
          Vacine somente animais saudáveis, animais doentes, sob tratamentos imunossupressivos ou alérgicos ou com alguma condição crônica, não devem ser vacinados.
          Quando o animal for submetido a qualquer procedimento cirúrgico espere até duas semanas para vacinar.
          Cães idosos, acima de 10 anos não devem receber reforços vacinais seu sistema imune já não tem a agilidade de um jovem ou adulto.
          Não vacine fêmeas no cio, espere até 4 semanas apos termino do cio.
          Fêmeas prenhes não devem ser vacinadas para não expor os embriões aos vírus vivos, o que pode ocasionar má formação do feto ou doenças.
          Não aplique as vacinas sempre no mesmo lugar, escolha outras áreas do corpo.
          Não vacine filhotes que ainda tem anticorpos maternos. Pesquisas indicam que 20% dos filhotes de cão têm nas 18 semanas de idade, anticorpos maternos da Parvovirose em quantidade suficiente para inibir esta vacina. Dr Schultz recomenda iniciar a primovacinação com 22 semanas de idade.
          Ao vacinar filhotes espere 3 a 4 semanas entre a 2º e 3º doses, para dar ao sistema imune período de recuperação!
          Prefira vacinas simples (Parvovirose + Cinomose) evite as múltiplas (V10, V12) se não tiver alternativa escolha a V8, quanto maior o numero mais antígenos. Ao vacinar, cada antígeno compete com os outros  resultando em menor imunidade contra cada doença e maior risco de reações vacinais.A “invenção” das vacinas múltiplas é apenas mais um equivoco, pois alguém já viu vacina múltipla pra qualquer outro animal a não ser cachorro??? E quando digo MULTIPLA me refiro a este absurdo de 6, 8, 10 12!!!!!!!!! (pois eu sei que para humano tem a tríplice e em gatos o máximo é a quíntupla) Antígenos sendo aplicados no corpo do animal de uma vez só!!!!!!!!!!! Imagine seu castelinho sendo atacado por 12 exércitos inimigos!!!!!
          Evite vacinas não essenciais (Vacinas II) e se você não mora em áreas de incidência de doenças como Leptospirose, esta vacina é não é necessária.
          A vacina antirábica não deve ser administrada em conjunto com outras vacinas, e sim 6 semanas após.
    Bibliografia consultada: Akita, treasure of Japan, Vol II, Capítulo 08: Safeguarding your Akita’s Health. Barbara Boyet, Magnum Publishing, 2002. 500 pgs.

    terça-feira, 1 de novembro de 2011

    Campanha inútil


    Estas são campanhas úteis, a de castração é do CCZ de São Paulo e a de adoção de uma protetora independente de Curitiba




    Esta campanha da Rede de Proteção Animal de Curitiba é uma campanha inútil, aliás, esta Rede é inútil...